Sua Encomenda (0)
Início A Niposom Notícias Niposom

A Niposom

Produtos da Marcas

alt

http://www.niposom.pt/images/logotipos/amd18060.jpg

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 26 Março 2012 10:06
Wake-on-LAN: Inicie o seu NAS Remotamente
Uma funcionalidade útil e muito subestimada

Sendo bastante conhecida pelos administradores de TI, a função de Wake-on-LAN não é habitualmente utilizada em casa. Resumindo, esta função permite iniciar um dispositivo de rede remotamente. Pode ser muito útil em diversas situações: depois de um encerramento inesperado, caso se esqueça de iniciar o seu NAS antes de sair para o trabalho, se estiver de férias e precisar de consultar um documento... As aplicações são infindáveis. São vários os dispositivos de rede que incluem a função Wake-on-LAN e o princípio é sempre o mesmo. Verifique se a sua placa principal, NIC, computador portátil, etc. são compatíveis!

Configurar o NAS

A maioria dos NAS da Thecus incluem a funcionalidade Wake-on-LAN (WoL). Para confirmar isso, basta olhar para as especificações. A funcionalidade WoL não é iniciado por predefinição num NAS da Thecus. Porquê? Porque por vezes esta funcionalidade não é necessária e porque o adaptador de rede precisa de permanecer “activoâ€, consumindo ligeiramente mais energia do que em modo normal. É muito fácil de activar: digite “wake†na barra de pesquisa e active a função WoL na página correspondente.

Enviar o magic packet

Para activar o NAS, é necessário enviar o que é chamado de “magic packetâ€. Basicamente, trata-se de um pedido específico efectuado especificamente para ser escutado pelo adaptador pretendido. Para tal, é necessário software específico. Existem diversos programas grátis e eficientes, não será um problema encontrar um. Existem versões móveis disponíveis também para iOS, Android, Windows Phone, etc.

São também necessários dois elementos: O número MAC e o endereço IP. Pode consultar ambos na página LAN1 do seu NAS. Um número MAC é um número de identificação único atribuído a um dispositivo de rede; é formado por 6 pares de números/letras (de A a F). O endereço IP é o endereço que introduz para iniciar sessão no seu NAS. Atenção, os IP/MAC solicitados têm de ser para a porta LAN1! Depois do software magic packet ser configurado, a função Wake-on-LAN está pronta a funcionar no seu dispositivo!

Para obter mais informações acerca da Thecus, visite: http://portuguese.thecus.com

 

Horário: 2ª a 6ª Feira: 9H00~13H00, 14H00~19H00

 

Telefone 218 440 200

Fax        218 409 517

email: comercial@niposom.com

Copyright © 2015 - Niposom